Pousada Da Leba

Aqui, neste planalto
a uma altura de mais de dois mil metros
sobranceiro ao deserto, ao mar,
às chanas e matos da Huila,
quero bem alto cantar
do meu amor por Angola
dessa saudade que evola
nos ares quentes do Namibe
nos frescos e saudáveis ares da Chela
nas madrugadas gélidas d'Agosto
na Humpata dos pomares com gosto.


Daqui, toda a Angola vislumbro
do cerrado e verde Maiombe
ao seco e árido Cunene,
das chanas do Fim do Mundo
às selvas frondosas da Lunda,
desse morro de Pungo Andongo
a esse mar rico azul e prata
que a saudade me mata
essa Angola, esse mundo
de história e gentes de cubata
pelo qual me deslumbro.


Daqui presto o meu preito
aos colonos, aos descendentes,
aos naturais , a todas as gentes
que amam a minha terra
-- cantando a tragam no peito
Vou daqui, do alto da Serra
levado pelo Siroco
que me fustiga e põe louco
por caminhos que não conheço
seguindo meu coração que obedeço
na poesia que minh'alma encerra.


02-06-2005

Sem comentários: